A boa notícia foi dada pelo comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Pedro Carlos Machado Junior, durante participação no Conexão 92 desta terça-feira (3). No ano passado, foram registrados 21 acidentes de trânsito com mortes. Já este ano, até o momento, 11 pessoas perderam a vida no trânsito brusquense, uma redução de 47% em comparação a 2023. “Vamos trabalhar para diminuir ainda mais”, afirmou.
O comandante atribui essa diminuição significativa ao programa institucional Transitolândia, uma iniciativa da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) em parceria com a prefeitura e a Guarda de Trânsito de Brusque, bem como com o apoio do empresariado local. É direcionado aos estudantes dos 4º anos das redes municipal, estadual e particular de Brusque, Botuverá e Guabiruba. O programa oferece às crianças atividades teóricas e práticas sobre segurança no trânsito.
O tenente-coronel lembrou que o projeto começou há cerca de 10 anos em Brusque e que, muitos dos estudantes que participaram, já são motoristas hoje. “Um pouco daquela consciência que a gente já colocou no aluno. Comportamento tranquilo, usar o cinto de segurança, respeitar as regras de trânsito.”
O comandante também acredita que as campanhas de fiscalização, para conferir se os condutores estão usando o capacete e o cinto de segurança, por exemplo, e as autuações, em parceria com a Guarda de Trânsito de Brusque, também refletiram na redução das mortes.
De acordo com ele, a desatenção e a embriaguez são as principais causadoras de mortes no trânsito.